A importância da emissão de notas fiscais

Todo mundo sabe o que é, mas pouca gente realmente conhece a importância da emissão de notas fiscais. Muita gente considera que as famosas “NFs” são apenas dor de cabeça e burocracia desnecessária, mas não é assim.

Se você é um empreendedor, precisa conhecer muito bem a importância desse documento. A nota fiscal é gerada sempre que a sua empresa vende algum produto ou presta algum tipo de serviço a terceiros.

Embora pareça ser apenas um acúmulo desnecessário de papel, trata-se de um serviço que tem utilidade tanto para o cliente quanto para o fornecedor.

Então, falaremos mais sobre a importância da emissão de notas fiscais, e porque você deve dedicar tempo e atenção nesse passo de suas negociações.

Qual é a importância da emissão de notas fiscais para o meu negócio?

Quando você emite uma nota fiscal, você está atestando legalmente que ocorreu uma negociação em nome de sua empresa. A nota fiscal comprova que a sua empresa está de acordo com as leis do país, pagando suas tributações devidamente a Receita Federal.

Quando a nota fiscal é emitida, o governo obtém um controle a respeito daquela negociação, e consegue fazer o recolhimento dos devidos impostos, encaminhando-os ao cofre público.

Além disso, a nota fiscal também é um direito do consumidor, que pode, inclusive, solicitar uma segunda via dela em caso de perda.

Para o cliente, ela atesta que a compra foi efetuada, o valor que foi pago e traz a garantia do produto em caso de defeito. Também pode ser solicitada para a contratação de seguro.

Mas o que pode acontecer se você não emitir nota fiscal?

Em caso de não emissão de nota fiscal, você poderá ser acusado de sonegação fiscal, ou seja, de não ser transparente com a receita federal com relação as transações realizadas em nome de sua empresa.

As penalidades previstas em lei para quem sonega vão de multas a prisão, que pode chegar a cinco anos de reclusão. Mas não somente a lei e o governo estão de olho nas empresas que não emitem nota fiscal.

O maior observador dessa prática é, com certeza, o cliente. Um produto ou serviço vendido sem nota fiscal possui qualidade duvidosa aos olhos do consumidor. Com isso, sua empresa pode perder vendas e popularidade.

Quando um produto não acompanha o seu documento, já imaginamos que a aquisição é ilícita, ou seja, decorrente de roubo de carga.

Para não passar pelo constrangimento de ter a legalidade de seus serviços questionada, emita sempre nota fiscal.

O que são Notas Fiscais Eletrônicas? Saiba aqui!

Atualmente, o mais comum é encontrar empresas que façam emissão de nota fiscal eletrônica, que, como o próprio nome diz, é uma versão digital do “atestado” da negociação.

Nas notas eletrônicas, você encontrará os tipos NF-e, a NFC-e e o SAT ECF, e todas elas substituem, cada uma com sua especificidade, o famigerado “cupom fiscal”.

Para que ocorra a emissão de uma nota no formato eletrônico, a Receita Federal recebe todas as informações a respeito do emissor e do produto em venda, e só então autoriza que ela seja gerada.

Assim, ela chega no e-mail do cliente em formato XML, e pode ser arquivada ou impressa. Em caso de necessitar de uma nota impressa, é possível obter o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), que é um representante da nota fiscal eletrônica, impresso em papel comum, e em o mesmo valor de comprovação.

Dentre tantas as vantagens, a Nota Fiscal eletrônica é uma maneira de economizar (e muito!) com a impressão. Você não gasta tinta, não gasta papel e ainda consegue organizar e arquivar de maneira muito mais cuidadosa os eu comprovante.

Como emitir a nota fiscal eletrônica?

Agora que você já sabe qual é a importância da emissão de notas fiscais, deve estar se perguntando como emitir a sua própria nota.

Para isso você precisa de um software que, colhendo as informações, consegue formular o documento fiscal de acordo com a lei. O melhor programa para realizar essa operação é o Simplér Mini ERP.

Um software absolutamente eficiente para micro e pequenas empresas, o Simplér oferece todo o suporte de que você precisa para emitir os documentos fiscais.

Sempre considere a importância da emissão de notas fiscais, e mantenha sua empresa atuando na legalidade.

→ Leia mais sobre Nota Fiscal na Wikipédia neste link aqui!

Avalie este Artigo